O uso de Botox no tratamento de Bruxismo

Botox no tratamento do bruxismo

O uso de Botox no tratamento de Bruxismo

Na Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, no Tatuapé,  Zona Leste de São Paulo , é notável o número crescente de adultos e crianças, com queixas de sentirem-se cansados ao acordar,  dor de cabeça, dores nos músculos da face, dor ao abrir a boca, dores em todos os dentes. Estes são, alguns dos sintomas que o Bruxismo causa em adultos e crianças.

A Clínica de Odontolologia e Ortodontia OrtoPretti, Tatuapé, por ser uma clínica com todas as especialidades odontológicas, considera significante na Odontopediatria, Implantodontia, Reabilitações com Lentes de Contato, Ortodontia e Clínica Geral, queixas e seqüelas deixadas pelo Bruxismo, que poderiam ter sido evitados.

Desde Março de 2014, o CFO (Conselho Federal de Odontologia) reforçou legalmente, que os cirurgiões-dentistas tem autorização e competência profissional para realizar abordagens terapêuticas do Bruxismo, fazendo uso da toxina botulínica, o Botox. Controlando com grande êxito, a redução da força da contração muscular dos músculos da face. O excelente resultado do Botox no controle do Bruxismo, deve-se ao fato que, quando aplicado por especialista em Harmonização Orofacial, em músculos específicos, o Botox irá impedir que o neurônio produza Acetilcolina, um hormônio responsável em produzir a contração da musculatura.

Mesmo que este paciente continue passando pelas mesmas situações de estresse e tensão, o conjunto de músculos bloqueados pelo Botox, não conseguirão contrair enquanto este paciente que sofre de Bruxismo, estiver dormindo.

A toxina botulínica (Botox) no tratamento de Bruxismo, é apenas uma das ferramentas que podemos lançar mão para dar mais qualidade de vida, ao paciente que procura a Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, no Tatuapé,  uma avaliação com o Ortodontista para checagem da necessidade de correção de mordida, seja com aparelhos ortodônticos ou ajustes oclusais, será sempre avaliada. Quanto mais gatilhos para o Bruxismo eliminarmos, melhor será a qualidade de vida deste paciente, e menos trabalhos reabilitadores este paciente precisará submeter-se. Assim como o uso de placa rígida de resina acrílica, como forma de desprogramação neuromuscular, devem ser indicadas de forma individualizada caso a caso.

Infelizmente para o Bruxismo, não há nenhum protocolo de cura, embora a finalidade do Botox no tratamento para as dores na face causada pelo Bruxismo seja terapêutica, o Botox terá a mesma durabilidade que usado para fins estéticos, o Botox permanece nas estruturas aplicadas de 04 a 06 meses. Com 48 horas após a aplicação do Botox, pacientes com dores faciais pelo Bruxismo, já passam acordar melhor pelo início do relaxamento muscular.

Gostaria de saber mais sobre o Bruxismo e como a aplicação terapêutica da toxina botulínica (Botox) pode trazer mais qualidade de vida? Agende uma avaliação na melhor clínica odontológica de especialistas de São Paulo, a OrtoPretti.