Todo dente com cárie dói?

Nem sempre! Explica a Ortodontista e responsável técnica, Dra. Mercia Pretti, da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, localizada no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo.

E a surpresa dos pacientes ao serem informados, que estão com cárie, com a indignação de que não estavam sentindo nada, é quase um clichê.

A cárie dentária segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é a segunda doença mais comum no mundo, perdendo apenas para a gripe. Sim, a cárie dentária é uma doença, de causa multifatorial, para que ocorra é necessária uma mudança do ph da saliva, do fluxo salivar, causados geralmente pelo grande acúmulo de carboidratos nos dentes, formando uma película bacteriana sobre os dentes.  A falta ou deficiência na escovação e fio dental, mantém esse biofilme bacteriano propício ao acúmulo de bactérias e micro-organismos, que ao consumirem este biofilme lançam ácidos que corroem o dente, a qual diagnosticamos como cárie dentária.

Para que a cárie dentária seja realmente sentida, é necessário que estes ácidos tenham atingidos as porções mais profundas do dente, geralmente uma dor aguda com doce e alimentos quentes. Vale lembrar que o dente também dói com cárie quando, ela evoluiu entre os dentes, comum aos pacientes que não são adeptos ao fio dental, imperceptíveis muitas vezes numa visão mais geral.  A proximidade as terminações de sensibilidade a cárie, neste caso é muito menor, aumentando não só a sintomatologia à cárie, mas também a necessidade de realizar o canal ou endodontia do dente.

A Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, conta com o escâner intraoral iTero 5D usados nas consultas de avaliação, para que você e sua família sintam-se seguros em um diagnóstico mais preciso, agora que você já sabe que não é todo dente que está com cárie, dói.

Clique aqui para entrar em contato e agendar uma avaliação.

Mais Recentes

Entre em contato e marque sua consulta com um de nossos especialistas.

Ingrid Detilli

Endontista