Carnaval é um período de festa muito aguardado, pela grande maioria dos brasileiros, não há dúvidas. Todavia, o que é pouco comentado pós festas carnavalescas, são os reflexos na saúde bucal, vistos em muitos pacientes que procuram o Buco-Maxilo-Facial da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, localizada no bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo.
Herpes Labial e Mononuclease (Doença do Beijo) são as doenças bucais mais carnavalescas, que assustam os pacientes e causam os maiores arrependimentos de não terem tomado cuidados simples, nas festas de carnaval.
A Herpes Labial é uma infecção viral e contagiosa, e que não tem cura. O vírus após ser transmitido, fica adormecido no corpo do paciente e manifestam nos lábios dos pacientes, como bolhas ardentes altamente transmissíveis. Os sintomas serão recorrentes, quando houver situações de estresse, exposição intensa ao sol, queda de imunidade, falta de hidratação. Fatores todos estes muito intensos no período de folia, agravados pelo aumento do consumo de álcool.
Já a doença do beijo ou mononuclease, é causado pelo vírus Epstein-Barr, transmitido através da saliva, não só apenas pelo beijo, mas também pelo compartilhamento de garrafas e copos, muito comuns nas festas e blocos de carnaval. Inicialmente, os sintomas da doença do beijo, são sistêmicos, ou seja, acometem o corpo inteiro, como dores no corpo e cansaço intensos, glândulas ou ínguas inchadas, dores de garganta e feridas na mucosa oral interna da boca. A dica da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, é muito simples, para evitar tais dissabores, como a Herpes Labial e a Doença do beijo, preserve sua intimidade, não compartilhe copos e garrafas, já que os vírus são transmitidos pela saliva e hidrate-se muito! Assim, você evita alterações muito bruscas na imunidade e mantém sua comissão de frente nota 10!