A Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, localizada no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, adota o protocolo da Associação Brasileira de Odontopediatria, que recomenda a remoção gradual da chupeta de uma criança, a partir dos 02 anos de idade, tendo como os 03 anos , a idade máxima para a conclusão da retirada da chupeta, sem gerar traumas.
Nesta idade, a criança já consegue se expressar de alguma forma o que sente, logo usar a chupeta como um escape torna-se prejudicial ao desenvolvimento orofacial e emocional. Além de ter maturidade para participar, entender e sentir sua importância, na decisão de não usar mais a chupeta.
A primeira dica para tirar a chupeta de uma criança, sem traumas, é justamente essa, iniciar gradualmente o processo de retirada, mostrando a criança que ela está pronta e é decisiva para uma nova fase. E, elas ficam fascinadas em serem lembradas e notadas, que estão crescendo.
A segunda dica para tirar a chupeta de uma criança sem traumas, é tirar o prendedor de chupetas da roupa.
A terceira dica é eliminando um período de uso da chupeta, por exemplo o diurno, e assim que a criança pegar no sono, os pais devem removê-la e guarda-la longe dos olhos da criança.
A quarta dica é utilize o universo da imaginação através de lendas e fantasia, se a fada do dente é tão esperada, por que não imaginar junto com a criança a fada da chupeta?
A quinta dica é, combine uma festa de despedida da chupeta, seja com os amiguinhos, ou o simples plantar a chupeta, em um vaso ou um parque, e surpreender seu filho na substituição por algo desejado.
Converse com o Odontopediatra do seu filho ou marque uma avaliação com a equipe de Odontopediatria da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, para saber mais, como tirar a chupeta de uma criança sem traumas. Seja a maneira como for, lembre-se que a retirada da chupeta de uma criança, é um momento de muito acolhimento, amor e prevenção.