Três dicas para você não sentir ânsia de vômito ao escovar sua língua.

A Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, localizada no Tatuapé, zona leste de São Paulo, conta com um time de cirugiões-dentistas especialistas em Ortodontia, Implantes Dentários, Odontopediatria, Endodontia, Prótese com ênfase em lentes de contato, Periodontia e Harmonização Orofacial. E, cada um destes profissionais, entendem que antes de serem especialistas em suas áreas, devem aplicar a todos pacientes, que procuram a clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, o melhor dos conceitos básicos a respeito de uma higiene bucal completa.

Dra. Mercia Pretti, responsável técnica, Ortodontista e Invisalign Top Doctor da OrtoPretti, afirma que se normalizou o conceito de que a higiene bucal, está limitada apenas a escovação dos dentes. O que trata-se de um grande erro, pois a razão do mau hálito, do sangramento gengival, podem estar vindos da falta de limpeza da língua e/ou gengiva.

A língua é formada por papilas gustativas, de aspecto rugoso, que lembram aqueles tapetes peludinhos de sala de estar, favorecendo o acúmulo de uma massa branca formado por células mortas e restos alimentares, chamado de saburra dental, grande responsável pelo mau hálito.

Como salivamos menos quando estamos dormindo, a saburra lingual forma com mais intensidade a noite, e o hálito fica mais intenso e desagradável quando despertamos. Contudo, se você já tentou escovar a língua, e não conseguiu pois sente muito mal-estar, segue aqui algumas dicas básicas que poderão ajudá-lo a não sentir ânsia de vômito ao escovar a língua.

A primeira delas é: abaixe a cabeça. A ânsia de vômito ao escovar a língua se dá muitas vezes pelo reflexo da garganta, em expulsar o que sugere a ela, que estamos nos engasgando, tal como saliva e pasta de dente em excesso.

Segundo: Opte por raspadores de língua, encontrados facilmente em farmácias, ou se quiser pode usar sua escova de dente macia, estas opções diminuem o reflexo da língua, também toque-a de forma delicada no sentido de dentro para fora, ou da garganta para a ponta da língua.

Terceiro: Evite colocar pasta de dente na escova de dente ao escovar a língua, a ação mecânica da escova de dente é quem irá remover a saburra lingual. Excesso de pasta de dente, aumenta o desconforto, pela rápida e volumosa formação de espuma.

Mesmo seguindo estas dicas, para que você não sinta ânsia de vômito ao escovar sua língua, o desconforto, enjoo e mal-estar, continuam persistindo, não deixe de consultar um dos especialistas da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti. Clique aqui e entre em contato.

Mais Recentes

Entre em contato e marque sua consulta com um de nossos especialistas.

Ingrid Detilli

Endontista