Implante Dentário Dura para Sempre?

Para respondermos esta frequente pergunta, de quanto tempo dura um implante dentário, os especialistas em implantes dentários da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, localizada no bairro do Tatuapé, em São Paulo, sentem a necessidade de explicar o que compõe o implante dentário.

 

O que é o implante dentário?

 

O implante dentário tem o intuito de substituir um dente perdido. Nossos dentes são compostos pela coroa (parte visível) e raiz (parte interna recoberta por osso e gengiva, não visível). Quando extraímos um dente, remove-se esse conjunto (coroa e raiz). Ao substituirmos este dente extraído por um implante dentário, temos a instalação de um pino de titânio ou de cerâmica pura, dentro do osso maxilar ou mandibular, substituindo a raiz do dente. Assim que este implante dentário se integra ao osso, é fixado sobre ele a coroa dentária, que pode ser de zircônia, porcelana ou resina, reconstituída em laboratório protético a anatomia do dente natural perdido. Sendo assim, a durabilidade destes dois elementos distintos, são obviamente diferentes.

Com relação aos implantes em si, que correspondem à raiz dentária, um bom Implantodontista deve assegurar que o implante está bem inserido e apto a receber cargas mastigatórias advindas da coroa dentária. Isso é assegurado com um bom planejamento desde a primeira consulta, e reforçado por exames de imagem e de sangue.

Constatando que o implante tem todas essas propriedades essenciais, a longevidade dos implantes dentários é bem promissora, segundo estudos do próprio inventor da técnica de osteointegração de implantes dentários, Per-Ingvar Brånemark, chegando há 30 anos.

 

O que pode gerar problemas no implante dentário?

 

Muitas razões pelo qual o paciente perde seus dentes naturais, é através da inflamação óssea (periodontite), e o implante dentário está substituindo a raiz dentária em leito ósseo. E esta inflamação óssea se dá pelo acúmulo de placa bacteriana, devido a falta ou inadequada higienização , tanto dos nossos dentes naturais quanto dos implantes dentários. É como se o osso ao redor do implante dentário, fosse recuando, tentando se proteger dos ácidos inflamatórios da placa bacteriana, a perimplantite. Menos osso, menor área de retenção ao implante dentário, menor durabilidade deste na boca.

Já as coroas dentárias fixadas sobre os implantes dentários, mesmo que o paciente tenha uma saúde periodontal impecável, costumam-se ser de menor durabilidade, pois estão na linha de frente da mastigação e hábitos, e claro depende, do material de escolha. Coroas dentárias de zircônia e porcelana são mais resistentes e estéticas em relação as coroas dentárias de resinas, estas são mais suscetíveis as forças abrasivas e corrosivas da força da escova de dente, alimentos cítricos e corantes.

Afinal, quanto tempo dura um implante dentário?

 

Diante do que foi explicado, a resposta de quanto tempo pode durar os implantes dentários, deve ser construída em conjunto entre paciente e Implantodontista, desde a primeira consulta até as imprescindíveis consultas de retorno a cada 06 meses, onde o Implantodontista irá realizar um check-up, desde a limpeza assertiva entre implante dentário, coroa e gengiva, prevenindo a periimplantite, até ajustes de mordida, troca de componentes sutis, mas que aí sim, irão caminhar para a tão sonhada resposta, de que implantes dentários são para sempre!

Mais Recentes

Entre em contato e marque sua consulta com um de nossos especialistas.

Ingrid Detilli

Endontista