Os implantes dentários são um dos grandes trunfos da Odontologia nos dias de hoje quando o assunto é substituir dentes perdidos. Tais dentes compreendem a parte visível (coroa) e a parte interna, não visível (raiz dentária), situada dentro do osso da maxila ou da mandíbula.
Na Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, localizada no bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, procuramos na primeira consulta sanar todas as dúvidas, desde como é a cirurgia de implante dentário, tipos e opções de implantes dentários e casos clínicos semelhantes. Além disso, realizamos a análise de exames de imagens e sangue de imediato, caso o paciente já os tenha em mãos. Caso contrário, será também o momento de solicitá-los, para um diagnóstico e planejamento precisos e transparentes.
Tipos de Implantes Dentários
Entre os tipos e opções de implantes dentários, devido ao grande índice de sucesso na osteointegração dos implantes dentários de titânio, este ainda é a primeira escolha para a substituição da raiz dentária. Isto porque além das propriedades biológicas amplamente conhecidas e positivas do titânio, a gama de componentes que fazem a união entre o implante dentário de titânio e a coroa são produzidas em larga escala, o que torna seu custo muito menor em relação ao implante dentário de cerâmica, ou, mais tecnicamente, implante dentário de zircônia.
O implante dentário de porcelana, cerâmica ou zircônia parecem novidades, contudo não são. Eles estão no mercado odontológico desde a década de 80, já com estudos atuais com altos índices de sucesso, pois são biocompatíveis e tão osteointegráveis quanto os implantes dentários de titânio. Possuem também alto padrão de qualidade em relação a carga, são hipoalergênicos e bons para a saúde periimplantar.
Para quem é indicado os implantes de porcelana?
Os implantes dentários de porcelana possuem indicação perfeita para pacientes que necessitam de implantes e que possuem uma tábua óssea muito fina. Nesse caso, o implante de titânio pode gerar um resultado com um sombreado acinzentado indesejado na gengiva. Para estes pacientes, o implante dentário de cerâmica, por ser totalmente branco, seria uma indicação que atenderia a função e a estética.
Outra indicação dos implantes dentários de cerâmica que vem crescendo, é o aumento significativo de pacientes que não querem metais em seu corpo; seja por filosofia, por receio ou pelo raro histórico de alergia ao titânio.
Qual é melhor? Titânio ou Cerâmica?
Diante do discorrido, voltamos a premissa do quanto a consulta com o Implantodontista é valiosa, no sentido de que o paciente deve sentir segurança em suas explicações, conhecimento e experiência quando o assunto é reabilitação com implantes dentários. Isso é o que vai deixá-lo seguro de tomar a melhor decisão para o seu caso.