POR QUE NÃO É RECOMENDADO FAZER IMPLANTE DENTÁRIO EM CRIANÇAS?

Antes de discorrermos sobre o assunto, é importante mencionar o que é implante dentário.

Os implantes dentários são uma opção de odontologia restauradora que permite que os pacientes substituam os dentes perdidos por outros que funcionam perfeitamente como dentes naturais.

Os implantes dentários oferecem muitas vantagens em relação a outras opções de substituição de dentes, como pontes e dentaduras. Eles são mais duráveis, confortáveis ​​e naturais, e ajudam a preservar o osso alveolar e a integridade da arcada dentária. No entanto, nem todos os pacientes são candidatos a implantes.

POR QUE CRIANÇAS NÃO PODEM RECEBER OS IMPLANTES?

Embora os implantes dentários sejam a forma padrão de substituir dentes permanentes perdidos em adultos, eles não são adequados para crianças. Isso ocorre porque os implantes dentários só podem ser colocados em pacientes em que os ossos da face já cresceram e se desenvolvem por completo. 

Implantes devem ser colocados por pacientes no final da adolescência ou início da idade adulta. Se um implante dentário for colocado em um paciente mais jovem, pode impedir o crescimento da mandíbula e outros ossos ligados à arcada dentária, fazendo com que outros dentes não se desenvolvam naturalmente. 

Os implantes dentários são colocados diretamente no osso e não têm um ligamento periodontal funcional, portanto, eles não se movem..

MAS ENTÃO O QUE FAZER CASO A CRIANÇA PERCA UM DENTE?

Em geral, as crianças precisarão de um acompanhamento por dois especialistas: o Ortodontista (especialista em aparelho dentário), e o Implantodontista (especialista em implante dentário) a fim de preparar a boca do paciente para receber um futuro implante.

Se algo acontecer com os dentes da criança ou adolescente, como um trauma ou até mesmo a perda deles, é importante ir ao dentista o quanto antes e levar o fragmento ou o dente perdido, isso pode aumentar as chances de uma implantação, bem sucedida, desse mesmo dente.

Como a adolescência não é a melhor época para implantes, o dentista pode avaliar o caso de implantar o dente original até que o procedimento de um implante possa ser feito. Caso não seja possível levar o dente até o dentista, em vez de ficarem com uma lacuna no sorriso, eles podem buscar alternativas enquanto esperam para ter um implante dentário dentro de alguns anos. Aqui estão algumas dessas opções: 

  • Prótese parcial removível;
  • Prótese adesiva;
  • Aparelho Ortodôntico;
  • Mantenedores do espaço.

Nos casos em que forem constatados que o adolescente já tem os ossos formados e que eles não vão sofrer alterações que possam atrapalhar o desenvolvimento, a colocação dos implantes é possível.

A clínica OrtoPretti, localizada no Tatuapé, São Paulo, tem especialistas experientes para te orientar sobre a elegibilidade de seu filho para implantes dentários e as alternativas viáveis, caso ele ainda não possa receber um.

Entre em contato conosco e receba um atendimento de confiança.

Mais Recentes

Entre em contato e marque sua consulta com um de nossos especialistas.

Ingrid Detilli

Endontista