Saiba como a Odontopediatria pode ajudar seu filho a deixar a chupeta

Odontopediatra Tatuapé

Saiba como a Odontopediatria pode ajudar seu filho a deixar a chupeta

A Odontopediatria da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, localizada no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, procura com a proposta do pré-natal odontopediátrico ajudar e esclarecer as futuras mamães, elucidando os prós e contras de oferecer o uso da chupeta para seus bebês, mesmo com bico ortodôntico.

A Odontopediatria da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, Tatupé, ao enfatizar a importância da amamentação, não só no desenvolvimento da musculatura orofacial, mas também como recurso para acalmar o bebê, em situações que levam o bebê a ficar estressado, irritado ou chorando de forma intensa. Sim! O peito da mãe acalma o bebê, além de inúmeros benefícios a mais que a chupeta.

A Odontopediatria da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, no Tatuapé, esclarece que antes de oferecer a chupeta, é preciso entender o que está fazendo a criança queixar-se; frio, fome, cansaço, calor, fralda, cólicas… E se em todas as causas, a cura for o prazer fácil e vazio da chupeta, certamente iniciará um círculo vicioso.

Por ser Ortodontista também, a Odontopediatra da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, Tatuapé, possui a vivência  clínica de presenciar e tratar,  seqüelas negativas que a sucção não nutritiva causada pela chupeta provoca em crianças. Mordida cruzada, assimetrias óssea, redirecionamento de forma prejudicial da respiração e mastigação. Muitas destas mudanças causadas pela chupeta em criança, agravam-se  numa intensidade, que apenas cirurgias para restabelecer a forma e função tornam-se eficientes.

E se mesmo assim, a chupeta se fizer necessário outro conselho dado pelo Odontopediatria da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti é, mesmo com bebês muito pequeninos, os pais devem conversar com seus filhos que a chupeta é algo passageiro, logo precisarão se desfazer, entregar ao personagem favorito e serão recompensados pela atitude heróica. O que parece precipitado,  tratam-se de informações gradativas que serão sedimentadas, assim como quando os pais dizem e exercitam o amor diário pelos seus filhos. Não deixar a chupeta ao alcance , e após o bebê adormecer, sempre removê-la e guardá-la.

A Clinica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, Tatuapé, em sintonia com a Associação Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde, recomenda  que os pais iniciem a remoção da chupeta á partir dos 02 anos de idade, de forma gradual, lúdica e com muito diálogo. Aos três anos de idade, caso a criança ainda faça uso da chupeta, mesmo que “só para dormir”, os danos causados pela chupeta já passam a ser irreversíveis.

Ainda há muitas questões a serem conversadas com os pais, de como a Odontopediatria pode auxiliá-los na remoção da chupeta dos seus filhos. Para saber mais, agende uma avaliação na melhor clínica de Odontopediatria de São Paulo, a OrtoPretti.