Dentes de leite em adulto, é possível? Quando e como intervir?

Dentista no Tatuapé

Dentes de leite em adulto, é possível? Quando e como intervir?

Sim, é possível! Diz a equipe da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti localizada no bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo. Dentes de leite em adultos, requerem um olhar multidisciplinar, dependendo do diagnóstico que justifique estar ou estarem presentes, mesmo em idade adulta.

Com uma Odontopediatria experiente, como a da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, Tatuapé, identifica-se que o dente de leite já está retido mais tempo que o esperado, e intervindo precocemente cria-se condições para que o dente permanente erupcione no tempo e no lugar certo.

A presença de dentes de leite em adultos, ocorrem em maior incidência com os caninos superiores, ficando retidos os respectivos caninos permanentes. Os dentes permanentes podem ficar retidos dentro do osso por diversos fatores sistêmicos ou locais. Fatores sistêmicos como algumas síndromes, como por exemplo a Síndrome de Down e irradiação. Fatores locais que podem fazer os caninos permanentes ficarem retidos ao osso, concomitante a presença do dente de leite, podem ser citados presença de odontomas, cistos e germe dental de canino permanente mal posicionado.

Se a fase de prevenção e interceptação pelo Odontopediatra foi perdida, e o paciente já está na fase adolescente e adulta, ainda com os dentes de leite; Ortodontista, Cirurgião-Dentista e Implantodontista numa clínica, como a equipe multidisciplinar da Equipe de Odontologia e Ortodontia da Equipe OrtoPretti, Tatuapé, precisam estar em sintonia para promover o melhor para o paciente.

Dentes de leite em adultos e adolescentes, não só dão um aspecto infantilizado no sorriso, como por terem raízes mais curtas, podem amolecer a qualquer  instante , deixando o paciente literalmente com o dente na mão.

Paciente jovem e criteriosa análise radiográfica e tomográfica aliada a uma técnica ortodôntica precisa e cautelosa, a Ortodontista pode tracionar este canino incluso, redirecionando e restabelecendo estética e função do sorriso. Junto ao Cirurgião-dentista, farão a cirurgia de acesso ao dente incluso, colando acessórios para que este canino incluso faça o percurso planejado pelo Ortodontista.

Pacientes mais velhos, com histórico de reabsorção radicular, ou caninos inclusos posicionados em locais determinado por radiografias e tomografias, que irão prejudicar os demais dentes, requerem o preparo da Ortodontista e Invisalign Doctor, como a experiente Dra Mercia Pretti da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, e um cuidadoso implantodontista, responsável em substituir aquele dente de leite da raiz frágil, por um implante dentário com uma coroa estética.

Gostaria de saber mais sobre a presença de dentes de leite e qual a seria a melhor e mais eficiente forma de tratá-lo? Agende uma avaliação na melhor clínica de diagnóstico e planejamento odontológico de São Paulo, a Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti.