Tomar antibiótico na infância, pode enfraquecer ou causar cárie nos dentes?

Antibióticos enfraquecem os dentes

Tomar antibiótico na infância, pode enfraquecer ou causar cárie nos dentes?

A Odontopediatria da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti,  localizada no Tatuapé,  Zona Leste de São Paulo, vem desmitificar a crença de que antibiótico pode enfraquecer os dentes tornando-os mais suscetíveis á cáries dentárias, sejam eles dentes de leite ou permanentes.

A Odontopediatria da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, Tatuapé, procura aconselhar nossas pacientes que se tornam mamães, assim que souberem que estão grávidas, realizarem uma consulta com a Odontopediatra, para que essa dúvida e tantas outras, de extrema importância em relação como promover uma dentição saudável das crianças, seja uma constância.

Para entender porquê a Odontopediatra da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, Tatuapé, é enfática em dizer que os antibióticos não enfraquecem os dentes, muito menos são os vilões causadores de cárie; que trata-se de uma doença multifatorial ou seja , para que ela se manifeste, é preciso vários eventos acontecendo ao mesmo tempo.Tais como microorganismo específicos, pH da saliva, maneira e freqüência com que este paciente higieniza seus dentes.

Medicamentos infantis, de uma forma geral, são extremamente adocicados. Uma forma de tornarem-se mais atrativos para os pequenos pacientes. Ministrados por vários dias, horários noturnos a precariedade na higienização, menor salivação noturna, uma certa complacência dos pais em atender os pedidos dos pequenos moribundos são o cenário ideal para que a cárie se instale nos dentes de leite  ou dentes permanentes. Dentre estes diversos fatores, a Odontopediatria da Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, Tatuapé discorre que não é a Amoxicilina, Eritromicina, Clindamicina que enfraquece ou dá cárie nos dentes de leite ou permanentes , e sim o açúcar em excesso que existem nos antibióticos, somado a todos os fatores já citados.

Até então, a Tetraciclina é o único antibiótico capaz de causar alguma alteração estrutural no dente em formação seja no útero da mãe e até por volta dos 08 anos de idade da criança, período de formação dos dentes permanentes.

Por ser muito indicado para infecção do trato geniturinário e respiratório como bronquite e pneumonia, mamães passam desapercebidas quanto a interferência da Tetraciclina na formação dos dentes do seu filho.

Danos estruturais ao dente, tornando-o mais fraco e suscetível a cárie, o componente Tetraciclina em si não pode ser responsabilizado, todavia ele é capaz de unir-se a dentina em formação, causando manchas amarelas, acastanhadas ou acinzentadas, que dependendo do grau de exposição poderão se manifestar na coroa do dente de leite ou dente permanente, de maneira uniforme ou faixas. Faixas acinzentadas é a manifestação mais encontrada, pela equipe de Odontopediatria da  Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, Tatuapé, que causam grande frustração quando relatamos aos pais e pacientes, quanto a nossa  certeza clínica,  de que este tipo de escurecimento não é possível  amenizar nem  com clareamento.

Gostaria de esclarecer mais sobre os efeitos do antibiótico ou mais detalhes sobre o que pode causa cárie ou enfraquecimento dos dentes?

Agende uma avaliação na melhor Clínica de Odontologia e Ortodontia de São Paulo, a OrtoPretti.