Entenda seus direitos em realizar um procedimento terapêutico com Toxina Botulínica pelo convênio médico.

Você sabia, que sempre que a indicação da aplicação da toxina botulínica, não se der por motivos exclusivamente estéticos, seu plano de saúde médico deve fazer a cobertura? Isto porque os planos de saúde estão obrigados a tratar todas as doenças listadas no Código Internacional de Doenças, (CID), e o Bruxismo está devidamente listado com o código (CID  10 – k07.6). E uma das formas de tratar o apertamento dentário, causado pelo Bruxismo, é através da aplicação da toxina botulínica nos músculos da mastigação.

Ao aplicar a toxina botulínica, impede-se a liberação do neurotransmissor da contração dos músculos da mastigação, amenizando ou impedindo que estes músculos trabalhem ininterruptamente, causando o apertamento e ou, ranger dos dentes.

Mas afinal, o que é Bruxismo, e o que causa?

O Bruxismo como dito anteriormente, trata-se do apertamento e, ou ranger dos dentes, pela contração ininterrupta dos músculos da mastigação, suas causas estão ligadas em grande parte por fatores emocionais, estresse e ansiedade. Todavia, excesso de álcool, cafeína e tabagismo podem potencializar, a predisposição para o bruxismo assim como dentes e próteses dentárias desalinhados.

A aplicação da Toxina Botulínica de forma terapêutica nos músculos da mastigação, tem o intuito de tirar o paciente do estado agudo, onde enxaquecas, dores e cansaço na face ao acordar ou mastigar, atrapalham o humor e a vida social do paciente, enquanto o cirurgião-dentista vai eliminando os fatores de gatilho.

Gostaria de saber mais sobre as aplicação de modo terapêutico, coberto pelo seu plano de saúde médico? Clique aqui e entre em contato com a Clínica de Odontologia e Ortodontia OrtoPretti, localizada no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo.

Mais Recentes

Entre em contato e marque sua consulta com um de nossos especialistas.

Ingrid Detilli

Endontista